Páginas

domingo, 23 de março de 2014

Encaracoladas...Dicas de como cuidar dos caracóis

Muitas mulheres de cabelos encaracolados gastam "rios de dinheiro" para deixarem seus cabelos lisos, inclusive eu que já tive as madeixas lisas por um tempo. Mas, sempre achei os cachos lindos e sensuais e para nós cacheadas isso é motivo de satisfação e "ostentação", agora claro desde que eles estejam bem tratados, pois os cachinhos merecem todo um cuidado especial. Por isso venho aqui demonstrar alguns cuidados que ando tomando para manter meus caracóis o mais saudáveis possível. 
Como iniciei falando, acho que a recíproca também é verdadeira... Muitas gatonas de cabelo liso já desejaram também, alguma vez na vida, uma cabeleira cheia de cachos sejam naturais ou com ajuda da chapinha ou babyliss, parece que os cachos dão um ar mais descontraído e despojado, não é? Mas, o importante para quem quer conservar os cabelos assim é manter os fios sempre bem hidratados e ter em mãos aqueles produtinhos anti-frizz, sabe? Isso vale pra quem nasceu cacheada e pra quem adora o babyliss! Olha como os cachos são lindos e super charmosos.










É importante frisar que quanto mais cacheado é o cabelo, mais seco e fino ele é. Em decorrência das ondulações dos fios, que possuem mais camadas que os lisos, dificultando assim que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Por isso, se você deseja possuir fios saudáveis deve investir em máscaras de hidratação e tratamento, além do uso de finalizadores (creme de pentear, leave-in, reparadores, entre outros) para dar um retoque legal nos cachos.  
Faz pouco mais de um ano que resolvi cortar o meu cabelo radicalmente (deixei super curto) ver foto abaixo, justamente para retirar toda a química de uma progressiva que estava nele ainda. E foi a melhor coisa que eu fiz! No início achei muito estranho, pois sempre tive cabelo grande, tipo na cintura e quando resolvi cortar eu chorei literalmente. Mas... Tudo por uma boa causa! Então pensei, bem melhor voltar às origens e manter meus cachinhos, e cabelo cresce logo! Resolvi investir em produtos bons para que eles crescessem rapidinho, ah me refiro aos produtos sem enxágue (finalizadores), pois queremos e necessitamos de cachos definidos. Prefiro gastar mais em leave-in do que em shampoos ou condicionadores, por exemplo. Mas também não estou dizendo que uso qualquer shampoo, condicionador ou máscara, NÃO! Você deve avaliar as necessidades do seu cabelo, dos nutrientes e vitaminas que ele precisa. É interessante investir em shampoos e condicionadores com agentes umectantes (hidratantes) que contenham óleos naturais que ajudam a nutrir os fios e deixá-los menos ressecados e com mais brilho.

Antes- 2013.
Uma dica super válida é desembaraçar o cabelo no banho. Super recomendo e ajuda muito... Assim que retiro a máscara de hidratação, já vou tentando desembaraçar com os dedos mesmo e só depois pego um pente de plástico com dentes largos (Ah, sempre comece através das pontas e vá subindo em direção a raiz). Para secar, uso uma toalha e vou amassando os cachos, empurrando para próximo da raiz. Por fim, aplico o leave-in ou creme de pentear com os dedos mesmo e vou amassando, fazendo o mesmo movimento, de baixo para cima, tentando modelar os cachos. Deixo secar naturalmente, o resultado é maravilhoso!

Depois- 2014.

Em relação a hidratação... Não dispenso, faço uma vez por semana. Geralmente alterno entre as máscaras de tratamento e de hidratação. Adiciono óleo de argán, óleo de macadâmia e bepantol em solução à máscara para obter melhores resultados, sempre com a finalidade de nutrir, hidratar e deixá-los mais saudáveis.
Me perdoem, as fotos não estão muito boas, mas é só para vocês terem uma noção do tamanho que ele estava e a situação atual. Cortei praticamente acima do ombro e vejam o tamanho que ele está hoje. Apesar de achar o crescimento do meu cabelo bastante lento, até que acho que ele cresceu bem e vocês, o que acharam?



Ana Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário